
Nísia Floresta em Sintropia:
Como transformar um pedaço de solo em um organismo vivo, produtivo e resiliente?
Dos dias 11 a 13 de abril, na Ecovila Pau Brasil, em Nísia Floresta/RN, será palco de uma imersão transformadora no universo da Agricultura Sintrópica.
Com a presença dos professores Juã Pereira e Antônio Gomides, em parceria com Chaski Agroecologia, este encontro oferece uma oportunidade única para estudantes, agricultores, técnicos e curiosos mergulharem na lógica dos sistemas agroflorestais.
.png)
Se você já tem um sítio ou deseja iniciar um plantio agroflorestal, entender os primeiros passos é fundamental.
✔ A terra não se prepara sozinha, a floresta não se forma por acaso.
✔ O caminho para uma agrofloresta produtiva começa muito antes da semeadura: ele nasce da compreensão profunda do solo, da sucessão ecológica e do manejo inteligente das espécies.
É nesse contexto que convidamos você para o Encontro de Práticas Agroflorestais. A partir de um olhar cuidadoso sobre o solo, a sucessão natural das plantas e a interação entre espécies, exploraremos práticas que aumentam a fertilidade da terra e promovem sistemas produtivos sustentáveis e resilientes.
Durante esses três dias, os participantes terão a chance de compreender e vivenciar na prática:
✔ Os fundamentos da Agricultura Sintrópica e seu papel na regeneração do solo;
✔ A sucessão natural e estratificação das espécies para plantios mais eficientes.
✔ Manejo agroflorestal, podas, consórcios e plantios diversificados.
✔ A relação entre agricultura, biodiversidade e autonomia alimentar.


Conheça
Juã Pereira
Brasileiro, Biólogo e Agricultor, há mais de 15 anos Juã e o agricultor e cientista Ernst Götsch, desenvolveram juntos um modelo de Produção Agroflorestal onde linhas de Árvores são intercaladas com consórcios de Hortaliças.
À frente do Sítio Semente, localizado no Distrito Federal, ele transformou áreas degradadas em ecossistemas produtivos e biodiversos, aplicando os princípios da Agricultura Sintrópica.
Seu trabalho demonstra que é possível reconciliar o homem com a natureza, promovendo a sustentabilidade e a abundância.
Com o Sítio Semente bem consolidado no cenário agroflorestal e a demanda de desenvolvimento em outras regiões, há um ano promovemos Workshops e capacitações em regiões com potencial de expansão.

Conheça
Antônio Gomides
Agricultor, pesquisador e facilitador em Sistemas Agroflorestais e Agricultura Sintrópica, com ampla experiência em práticas regenerativas voltadas para a recuperação do solo e a produção sustentável de alimentos.
Ao longo dos anos, tem trabalhado junto a comunidades rurais, agricultores, estudantes e profissionais do setor, compartilhando técnicas que unem conhecimento tradicional e ciência agroecológica.
Seu foco está na criação de sistemas resilientes, que aumentam a fertilidade do solo, otimizam o uso da terra e promovem uma agricultura que fortalece a relação entre humanos e natureza.
Conheça o parceiro
envolvido nesse projeto
.png)
Chaski
Chaski atuou por mais de 10 anos na área comercial de multinacionais, até iniciar uma transição inspirada por viagens pela América Latina, onde conheceu comunidades indígenas e camponesas.
Desde 2015, organizou mais de 150 eventos de agroecologia no Brasil, Peru e Argentina, atuando como professor e consultor para instituições como SERTA, Instituto Federal de Sergipe e Universidade Federal do Ceará.
Hoje, atua na captação de parceiros para o Sítio Semente, visando a viabilidade operacional e retorno financeiro para sítios e instituições que desejam realizar parcerias de crescimento coopearado com os cursos e consultorias de Juã Pereira.
